Projeto Plantando Saúde

Realizado pela Associação Comunitária da Vila de São Jorge (Asjor)

sábado, 4 de junho de 2016

Pesquisa mostra poder antioxidante do orégano

 
 
O extrato natural de orégano é um eficiente antioxidante que pode ser utilizado em produtos cárneos, tornando-os mais saudáveis. A constatação vem de experimentos realizados por pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em que o extrato foi usado em produtos cárneos a base de carne ovina, substituindo os aditivos químicos BHT – butil-hidroxi-tolueno e eritorbato de sódio.

“Esses aditivos são usados em produtos cárneos e na indústria alimentícia, em geral, como conservantes e antioxidantes, mas o extrato de orégano conseguiu efeitos equivalentes”, descreve a médica veterinária Rafaella de Paula Paseto Fernandes.

Depois de testar diversas ervas e especiarias para a substituição dos aditivos químicos, como hortelã, açafrão e alecrim, entre outras, o orégano foi escolhido porque mostrou grande potencial antioxidante. A sua eficácia foi testada em diferentes sistemas: hambúrguer congelado cru, linguiça cozida e hambúrguer refrigerado sob atmosfera modificada.

As informações são da Agência USP. Para saber mais: rafaellapaseto@usp.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário